O que fazer a respeito de uma criança chorona? É normal uma criança chorar tanto quando não quer seguir alguma regra da casa ou quando é contrariada? E qual é o melhor método de resolver essas situação?
Realmente, há muitas perguntas e muitos mitos envolvidos no desenvolvimento educacional dos pequenos. O choro é apenas a manifestação da birra ou há algo mais profundo por trás desse ato?
Então, se você quer saber como lidar com a criança chorona, confira este artigo que preparamos para você!
Por que meu filho chora tanto?
Você tem a impressão de que seu filho chora por tudo?
- Momentos em que quer pedir algo;
- Quando é contrariado;
- Situações que não quer seguir a regra da casa;
- Quando quer chamar atenção;
- Se está doente.
Se você identificou alguma dessas situações, ou todas elas, então precisa entender o que há por trás do berreiro. O choro é realmente uma birra, fase do desenvolvimento ou um pedido de “socorro”?
Em primeiro lugar, entenda que o choro, independente do motivo, é uma forma de comunicação da criança. Afinal, não é assim que ela se comunicava com você quando era bebê e precisa de algo?
Então, o choro é a manifestação do instinto de sobrevivência que todos os seres humanos têm, nós nascemos com ele. É uma forma do corpo liberar a tensão e demonstrar que algo pode estar errado.
Em segundo lugar, você tem que entender que o cérebro das crianças não funciona da mesma forma do que o dos adultos. O encéfalo, que é o órgão que engloba o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico, só se desenvolve por completo lá pelos 25 anos de idade.
Então, como seria possível a criança ter o mesmo comportamento que você? Ou saber lidar com seus sentimentos da mesma forma?
Aliás, nós mesmos não sabemos como lidar com diversas situações do dia a dia, estamos em constante evolução e aprendizado.
Enfim, mesmo que não seja a forma mais eficaz de comunicação, é a única forma que as crianças conhecem.
O que fazer com criança chorona?
Antes de tudo, o que você deve fazer é estabelecer uma conexão com seu filho. Independente do motivo do berreiro, e mesmo que você acredite ser um motivo “bobo”, você precisa acolhê-lo.
Só assim você vai conseguir interpretar a criança muito chorona e o que essa atitude significa naquele momento.
Para que o pequeno pare de chorar, ele precisa se sentir acolhido para poder se acalmar, sem julgamentos, críticas ou diminuindo seu sentimento.
Só para ilustrar, pense em alguma situação que já te deixou triste, você queria empatia dos outros ou que te mandassem engolir o choro? Então, com as crianças é a mesma coisa.
Então, depois, vai ajudar seu filho a se expressar melhor. Como? Vocês dois vão iniciar um processo para dar significado às palavras, e dar palavras aos sentimentos.
Afinal, para resolver uma situação, você precisa entender o que de fato está acontecendo. Para saber lidar com os sentimentos, é preciso identificar quais são eles.
O propósito é entender porque a criança se sentiu daquele jeito e mostrar que há formas mais eficazes de demonstrar o que ela estava sentindo.
Como resolver o problema do choro na rotina?
Por muitas vezes, a criança chora por alguma necessidade biológica, porque está com fome, sono, frio ou simplesmente quer ir ao banheiro.
Então, para evitar que seu filho chore por tudo, você precisa atender essas necessidades e ficar atento aos seus comportamentos.
E uma boa forma de fazer isso é criando uma rotina. Os pequenos precisam de horário para realizar suas atividades cotidianas e criar hábitos que os deixem mais confortáveis.
Por exemplo, se a família vai sair para almoçar com parentes, você deve antecipar o problema. Como assim?
Nos restaurantes, pode haver filas de espera para entrar, demora na entrega dos pedidos, entre outras coisas. E se em casa, vocês têm o costume de almoçar por volta de 12h, qual é a probabilidade do almoço acontecer mais tarde? Alta, certo?
Portanto, o que você deve fazer para evitar que a criança fique com fome e chore é preparar uma pequena refeição pré-almoço. Você pode dar a comida em casa mesmo, antes de sair de casa, ou ao chegar no restaurante.
O que não fazer com a criança chorona?
Você não deve deixar a criança chorando, gritar com ela, deixá-la de castigo ou fazer uso de agressão física, mesmo que para você seja “apenas” uns tapinhas no bumbum (isso também é agressão física).
Ao fazer isso, você não vai deixar seu filho mais forte para que ele aprenda a enfrentar as dificuldades do mundo lá fora quando for mais velho, muito pelo contrário.
Ao ignorar o choro, você está mandando uma mensagem de que não se importa com os sentimentos dos pequenos. Isso pode virar um trauma que se interioriza tão fundo na criança e ela pode carregar isso para sua vida adulta.
O pequeno não vira um adulto obediente, mas frustrado, que pode não conseguir pedir ajuda, explicar seus sentimentos ou criar conexões com outras pessoas, além do desenvolvimento de ansiedade. E isso é visível tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Por isso, é muito comum ver adolescentes que não contam seus problemas aos pais, que tentam resolver a situação sozinhos ou que preferem conversar com estranhos do que com a própria família.
E não adianta apenas falar para as crianças que elas podem contar com você, se isso não vier acompanhado de atitudes.
Criança chorona: o que fazer para ajudar na educação do meu filho?
Nunca vai existir uma receita certa para educar as crianças. Cada pessoa tem uma personalidade e alguns métodos podem funcionar melhor com umas do que com outras.
Contudo, há alguns elementos que devem estar na criação de toda criança, e outros que devem ser mantidos bem longe.
Lá no minha conta do Instagram Pedagogia Começa em Casa, falamos sobre muitos conteúdos que vão facilitar a rotina da família, para que seu filho cresça independente, forte e autônomo.
Acompanhe a gente: @pedagogia_comeca_em_casa.