História para dormir: qual o impacto na formação dos pequenos?

História para dormir: qual o impacto na formação dos pequenos?

A história para dormir, ou contos de ninar, são histórias curtas contadas às crianças antes de dormir. Elas têm um tom suave e tranquilo, muitas vezes acompanhado de ilustrações coloridas e vívidas, que ajudam a criar um ambiente de paz e aguçar a imaginação.

As histórias infantis para dormir são uma tradição que tem sido passada de geração em geração por muitos séculos, mas elas ainda têm um papel importante, ajudando as crianças a relaxar e acalmar suas mentes antes de dormir, permitindo que adormeçam mais facilmente e tenham um sono mais profundo e reparador para que seu desenvolvimento seja saudável.

Além disso, essas histórias também têm um impacto positivo na formação das crianças, porque ajudam a desenvolver a imaginação, a criatividade e a compreensão de conceitos abstratos. As histórias para criança dormir podem ser utilizadas para ensinar valores morais e éticos importantes, bem como ajudá-las a compreender melhor suas próprias emoções e sentimentos.

Também são uma ótima oportunidade para os pais se conectarem com seus filhos. Leia mais sobre esse tema neste texto.

Saiba mais em: Autonomia Infantil: Como ajudar nesse processo em cada idade.

Quais são os benefícios da leitura na primeira infância?

Existem diversos benefícios em expor as crianças a histórias para dormir desde a primeira infância, além de estimular funções psicológicas, como memória e habilidade para organizar informações.

A leitura em voz alta para crianças com até 3 anos ajuda a desenvolver sua sensibilidade para diferentes formas de comunicação, além de ter um efeito positivo na chamada atenção seletiva, que é a capacidade de se concentrar em uma única atividade por períodos mais longos, ignorando outras fontes de estímulo.  

A leitura de histórias também ajuda no desenvolvimento da noção de tempo, já que o famoso “era uma vez” traz a ideia de algo que aconteceu no passado e não acontece mais, apresentando à criança a noção de antes, agora e depois.

Por meio da leitura de histórias de princesa ou com outros personagens, as crianças desenvolvem suas habilidades socioemocionais, com isso, aprendendo a nomear e lidar com seus sentimentos e de como lidar com eles.

A leitura na educação infantil está muito ligada ao processo de alfabetização e de letramento. Isso porque a interação com a escrita e as imagens possibilita à criança  estabelecer associações e relações entre as letras e símbolos, auxiliando em seu processo de desenvolvimento na vida escolar.

Quadros de rotina 8,90 - tirinha de divulgação - Pedagogia Começa em casa

Quando começar a ler para uma criança?

Quando a escritora de livros infantis Tatiana Belinky perguntou ao pediatra, nos anos de 1940, em qual momento deveria começar a ler história para dormir para seu filho, então com 3 meses de vida, ouviu como resposta: “Você já está atrasada“. 

Seja verdade ou não, o fato é que o médico tinha razão. Não há idade mínima da criança para começar a contar histórias para dormir, sendo curtas ou mais longas. Crianças pequenas podem até não entender a história como um todo, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento futuro.

Cabe não apenas a escola estimular o hábito da leitura nas crianças. Tanto a família quanto a escola possuem funções diferentes, porém complementares nesta etapa, e isso pode começar a partir da história para bebê dormir.

A leitura para cada idade

  • Do nascimento até os 3 anos: a família pode escolher livros que proporcionam experiências sensoriais como livros de papelão mais grossos, livros de banho, de feltro e com sons, estimulando assim a audição e o tato;
  • Até os 6 anos: nessa idade, optar por livros com temáticas mais místicas, como contos de fadas, ajudam as crianças a lidarem com seus medos. Com histórias de fadas, bruxas e lobo mau, as crianças passam a ter medo da morte, da perda de um ente querido, com a mediação de um adulto, e ao lidar com esses medos por meio das histórias é possível fazer a criança visualizar um caminho mais otimista para lidar com os conflitos do dia a dia;
  • A partir dos 6 anos: livros de aventura e ficção científica; a partir dessa idade as crianças possuem uma imaginação mais fértil, esse tipo de literatura está ligada aos dilemas até morais do que é bom ou ruim. Quando elas superam essa discussão e passam a compreender, elas crescem, amadurecem e se constituem enquanto pessoas.

Rotina de Leitura

É muito grande a importância de se criar uma rotina na vida das crianças e, para criar um hábito de leitura não é diferente. Aqui, algumas sugestões de criar uma rotina de segunda a sexta, que pode bem ser uma história para dormir infantil. Caso ela já esteja no período escolar, é interessante intercalar as leituras de prazer com as leituras das tarefas da escola.

  • Segunda-feira: dia de ler para aprender. Opte por conteúdos como revistas infantis, livros de atividades e curiosidades;
  • Terça-feira: dia de ler para criar alguma coisa. A família pode decidir criar algum brinquedo junto com a criança e estimular a leitura de guias e manuais; 
  • Quarta-feira: dia de ler para se divertir. Livros de piadas ou histórias em quadrinhos podem ser boas escolhas; 
  • Quinta-feira: dia de ler para se aventurar. Escolha contos de aventura ou histórias de ficção científica;
  • Sexta-feira: dia da criança contar uma história para alguém. Fazendo estimular sua imaginação.

Saiba mais em: Quadro de Rotina Infantil: passo a passo para montar o seu.

Desenvolvimento de Pensamento Crítico

Quando a criança lê sobre diferentes temas e assuntos, ela é exposta a novas ideias e conceitos, o que a leva a questionar o mundo ao seu redor. Esse processo de questionamento é essencial para o desenvolvimento de um senso crítico mais apurado, uma habilidade fundamental na formação do indivíduo. 

Com um senso crítico bem desenvolvido, a criança é capaz de controlar seus impulsos, respeitar diferentes opiniões, argumentar e participar ativamente na sociedade.

Banner do Guia do Desenvolvimento social e motor de cada idade

Pedagogia começa em casa

Incentivar a leitura desde pequeno possui efeitos a longo prazo, essas habilidades podem contribuir para um maior sucesso acadêmico, profissional e pessoal da criança. Por isso, é fundamental ler para seu filho, te convidamos a seguir nosso perfil no Instagram @pedagogia_comeca_em_casa ou canal do Youtube Paula Forster | Pedagogia Começa em Casa para conferir mais dicas e informações interessantes sobre a educação infantil, que vão trazer muitos benefícios para as crianças e para os pais.

Posts Relacionados