Quadro de rotina infantil: passo a passo para montar o seu

quadro semanal de rotina infantil

Um quadro de rotina infantil é muito útil na rotina da família. Ele ajuda na organização das tarefas do dia e oferece mais previsibilidade na programação da semana.

Dessa forma, as crianças podem se preparar melhor para suas atividades, especialmente quando falamos sobre o preparo emocional. Esse é um modo de deixá-las mais confortáveis e seguras sobre o que vai acontecer.

Mas, além de falar brevemente dos benefícios neste conteúdo, vamos te mostrar como fazer um quadro de rotina infantil e sobre os diferentes usos.

Quadros de rotina 8,90 - tirinha de divulgação - Pedagogia Começa em casa

Como fazer quadro de rotina infantil?

Na internet, você encontra vários tipos de quadro de rotina infantil para imprimir, que abordam questões diferentes.

Por exemplo, em um quadro de rotina infantil, as crianças mais novas consideram muito as informações visuais, para que elas possam compreender sua rotina. Assim, elas entendem a duração das atividades e conseguem se preparar para a atividade seguinte.

Além disso, mesmo que haja uma pequena alteração na sua rotina, as crianças conseguem entender que as outras atividades permanecerão intactas porque existe uma padrão. Isso é muito importante para que se sintam seguras e comecem a construir essa noção de tempo. 

Um quadro de rotina para crianças que já estão alfabetizadas introduz os horários e as tarefas que serão de responsabilidade da criança em cada dia de forma escrita, mas isso não impede que ainda assim seja lúdico, colorido e tenha imagens.

Então, a criação do quadro vai depender do seu objetivo e do que for melhor para a família. Continue lendo para conferir um passo a passo de como fazer quadro de rotinas infantil.

1- Formato do quadro

De acordo com o tipo, quantidade, de atividades, o que seria mais visível e fácil de entender? Um quadro diário, semanal ou mensal?

Por exemplo, se as atividades se repetem nos dias do mês iguais, então o importante é ressaltar quais dias são esses em um quadro mensal. Mas se as atividades acontecem no mesmo dia da semana, então, um quadro semanal consegue apontar isso de uma forma mais clara.

2- Horário das atividades

Outro ponto que você precisa considerar é se as atividades precisam de um horário para serem cumpridas. Lavar a louça e tirar o lixo são tarefas que talvez não precisam de um horário específico.

Mas ir à escola ou à aula de inglês são atividades que têm dia e horário definidos, portanto, essas informações devem estar no quadro de rotina infantil.

3- A quem pertence

Se você tem mais de um filho, então precisa escolher qual é a melhor forma de organizar a rotina de todos. Um quadro para cada um ou um para todas as crianças da casa?

4- Organização

Também é interessante pensar nas tarefas que não são de responsabilidade da criança, contudo, fazem parte de sua rotina. Por exemplo, levá-la na escola ou comprar material escolar.

5- Montagem do quadro

Após refletir sobre os passos anteriores, chegou a hora de criar o quadro de rotina infantil! Você pode utilizar uma cartolina, borracha EVA ou qualquer outro material que tenha um tamanho adequado.

Você pode chamar as crianças para que te ajudem a criá-lo, para que fiquem bem com o jeito delas. Você também pode optar por uma lousa, quadro negro ou um cantinho da parede para fazer o quadro com post-its.

6- Local do quadro

Depois de pronto, você deve escolher o melhor local da casa para colocar o quadro. É mais visível na cozinha, onde todos possam ver, ou no quarto de cada criança? Escolha um local de fácil acesso onde as crianças consigam acompanhar as tarefas.

Por que fazer um quadro de rotinas para crianças?

O quadro de rotina diária infantil é uma estratégia de disciplina positiva, isto é, uma estratégia que facilita a aceitação e a realização das tarefas pelas crianças. 

Por consequência, torna a rotina bem menos estressante para toda a família. Só para exemplificar a importância de definir uma rotina e deixá-la explícita, vamos utilizar nosso próprio dia a dia.

Por que é importante?

Quando acordamos, já temos em mente como vai ser nosso dia, e muitas vezes já planejamos tudo isso no dia anterior ou antes mesmo. Essa listinha mental é nada menos do que um quadro de rotina diário de tudo o que temos que fazer.

“Às 5h30 acordo e tomo café da manhã; às 6h vou para a academia; às 7h levo as crianças para a escola; às 8h vou para o trabalho; às 17h30 tenho que fazer mercado; entre 19h e 20h chego em casa e faço o jantar; às 22h devo ler ao menos 5 páginas de um livro; às 22h40 tenho que deitar para dormir.”

Qualquer atividade que surgir e mudar seus planos, provavelmente vão causar uma certa ansiedade e frustração. Afinal, não há como saber se você vai conseguir concluir sua programação. 

E se houver algo muito importante que você não pode deixar pendente? Ou algo que você queria muito fazer e não vai conseguir?  Então, essas mesmas preocupações ocorrem com as crianças

Como funciona a cabeça das crianças?

As crianças também fazem um pequeno planejamento mental sobre como querem que seu dia seja. E sem um modelo de quadro de rotina infantil na casa, elas vão imaginar o que quiserem, até coisas que não são comuns de sua rotina.

Assim sendo, quando algo não acontece conforme imaginaram, elas ficam frustradas. Contudo, a grande diferença é que as crianças não sabem como lidar com seus sentimentos da mesma forma que os adultos e trazem para a realidade muitas das coisas que estão acontecendo somente na cabecinha delas.

Outros aspecto que pode surgir quando a criança é “contrariada”, o cérebro dela tenta demonstrar sua insatisfação, que pode acontecer por meio da birra, por exemplo.

O córtex pré-frontal (parte frontal do lobo frontal) só termina de se desenvolver por completo por volta dos 25 anos. Ou seja, é como se as pessoas não tomassem as melhores decisões, por falta de clareza de informações ou compreensão das situações.

É por isso que você nunca deve cobrar que a criança tenha o comportamento de um adulto, porque ela nunca vai ter o mesmo entendimento.

Mas, quando existe um quadro de rotina infantil, e ele já está bem estabelecido e visível para as crianças, elas sabem o que esperar e conseguem se preparar melhor.

E caso algo não seja cumprido no horário, você não precisa punir ou discutir com a criança. Basta informar a consequência de suas ações.

Por exemplo, se o seu filho fizer a lição de casa, vocês terão que utilizar o tempo do lazer para concluir a tarefa anterior. E deixe claro que isso não é um castigo, e que no dia seguinte ele poderá aproveitar esse tempo se cumprir com todas as tarefas.

Gostou deste conteúdo?

Então, você não pode deixar de ver tudo o que a gente posta nas nossas redes sociais!

Instagram: @pedagogia_comeca_em_casa 

Youtube Paula Forster | Pedagogia Começa em Casa 

Posts Relacionados