Criança agressiva: como lidar e acalmar?

Muitos pais e responsáveis, às vezes, não sabem como lidar com uma criança agressiva, o que torna a tarefa de educar bastante desafiadora, mas é necessário lembrar que a agressividade é uma emoção natural e normal, é preciso saber lidar com ela de maneira saudável e construtiva.

A criança muito agressiva pode se manifestar de várias maneiras, como bater, chutar, morder, empurrar e até mesmo xingar ou gritar. Esses comportamentos podem ser resultado de várias causas, como frustração, falta de habilidades sociais, problemas de saúde mental ou emocional. 

Para saber como lidar com essa agressividade, é essencial lidar com ela de forma adequada. Então, leia mais neste texto para entender melhor.

Como lidar com uma criança agressiva?

Lidar com uma criança com comportamento agressivo demanda muita paciência, empatia e amor. É necessário que saibam diferenciar de um comportamento normal como birra para um comportamento agressivo. 

A agressividade em crianças se define por um comportamento hostil com a intenção do uso da força para machucar alguém, algum animal ou até mesmo destruir objetos ao redor. 

Um comportamento constantemente agressivo sempre é um indicador de que algo não vai bem com a criança.

Para saber mais: Birra: Saiba como ajudar o seu filho

Tipos de agressividade infantil

  • Agressividade hostil: objetivo imediato da criança é agredir o outro em uma briga;
  • Agressividade instrumental: uso da agressividade para conseguir ou evitar algo, por exemplo, conseguir atenção ou deixar de cumprir com suas responsabilidades, como guardar seus brinquedos;
  • Agressividade reativa: reação impulsiva e sem controle de forma agressiva;
  • Agressividade proativa: planejamento do ato de agressividade, não significa que a criança é má, apenas que exista um outro problema que ela quer evitar;
  • Agressividade direta: comportamento mais explícito como bater ou xingar alguém;
  • Agressividade indireta: comportamento mais velado, como contar mentiras, excluir alguém ou deixar de convidar para uma festa.

Todas essas manifestações comportamentais são normais na fase de crescimento das crianças e é responsabilidade dos pais e responsáveis ajudar e explicar por que esse comportamento é errado.

Quadros de rotina 2 - tirinha de divulgação - Pedagogia Começa em casa

Como lidar com uma criança agressiva?

Pais e responsáveis não podem se irritar. Precisam demonstrar o comportamento que querem que as crianças tenham. As crianças agressivas ainda estão em desenvolvimento cognitivo, por isso, não se pode esperar o mesmo comportamento de um adulto. Confira a seguir algumas dicas de como lidar com agressividade infantil:

  • Mantenha a calma e paciência: lembre-se que está lidando com uma criança em desenvolvimento. Explique para a criança que comportamento agressivo não é aceitável, mas mantenha autocontrole;
  • Entenda o motivo da irritação: investigue o que pode está causando incômodo e gerando gatilhos para seus ataques agressivos;
  • Estabeleça regras e limites: crianças funcionam bem com regras e rotinas;
  • Estabeleça autoridade: desestimule o comportamento agressivo. Criança precisa entender que agressividade não será tolerada e não trará recompensas;
  • Crie um ambiente acolhedor: crianças precisam se sentir seguras e ter abertura para expressar sentimentos e acontecimentos em suas vidas.

Para saber mais: Por que meu filho se morde quando fica nervoso?

Quando devo me preocupar?

Quando a criança é pequena e não possui outra forma de se comunicar, é pelo choro, pelo morder e pela birra que ela irá se comunicar. 

A partir do momento em que a criança já possui discernimento do que é certo e errado, ter explicado o que pode e não pode fazer e, mesmo assim, continuar se comportando de maneira agressiva, é o caso de buscar uma ajuda profissional.

 Confira possíveis causas da agressividade:

  • Necessidade de atenção, amor, carinho;
  • Ciúmes;
  • Sentimentos de rejeição;
  • Ansiedade;
  • Disputa de poder;
  • Problemas na escola;
  • Problemas com amigos;
  • Sentimento de incompreensão;
  • Imitação de comportamentos agressivos que presencia;
  • Traumas;
  • Possíveis transtornos de conduta e comportamentais.

Se os pais e responsáveis pela criação de uma criança observam que ela apresenta um comportamento agressivo de forma recorrente, é fundamental buscar ajuda profissional imediatamente. 

Crianças que expressam agressividade podem estar enfrentando dificuldades para se comunicar, ou podem estar utilizando essa atitude para manifestar suas frustrações e fazerem-se ouvidas.

A agressividade infantil é um problema sério que pode acarretar consequências negativas no desenvolvimento psicológico e social da criança, além de impactar negativamente nas relações interpessoais ao longo da vida. 

Dessa forma, é essencial que sejam tomadas medidas para lidar com essa situação o mais rápido possível, a fim de evitar que a criança se torne um adulto violento.

Para isso, é recomendado que se busque o auxílio de profissionais capacitados na área da psicologia infantil, que poderão oferecer uma avaliação adequada e desenvolver um plano de intervenção personalizado, levando em consideração as particularidades e necessidades da criança em questão. 

Acima de tudo, os pais ou responsáveis devem estar atentos aos sinais de agressividade da criança, buscando compreender as causas do comportamento e adotando medidas adequadas para ajudá-la a lidar com suas emoções e se expressar de forma mais saudável.

Para saber mais: Criança chorona: quais as razões e o que fazer

Pedagogia começa em casa

Dessa forma, saber reconhecer todas as etapas do desenvolvimento do seu filho é de extrema importância, por isso, te convidamos a seguir nosso perfil no Instagram @pedagogia_comeca_em_casa ou canal do Youtube Paula Forster | Pedagogia Começa em Casa para conferir mais dicas e informações interessantes sobre a educação infantil, que vão trazer muitos benefícios para as crianças e para os pais.

Posts Relacionados