A leitura é uma prática fundamental para o desenvolvimento das crianças, e os livros de história infantil são ferramentas preciosas para promover essa atividade.
Desde cedo, é possível estimular o hábito da leitura em seus filhos, proporcionando momentos ricos em aprendizado e diversão.
Mães e pais, vocês sabiam que podem começar a ler para seus bebês ainda na barriga? Isso mesmo!
A Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que a leitura para bebês, ainda durante a gestação, pode fortalecer o vínculo entre mãe e filho, além de promover o desenvolvimento cognitivo desde cedo.
As histórias de livros infantis, além de estimular a imaginação e a criatividade, ajudam no desenvolvimento da linguagem e da capacidade de concentração.
Criar um ambiente em que os livros são uma presença constante pode fazer uma grande diferença na formação de pequenos leitores ávidos e críticos.
Entenda como isso acontece:
O incentivo à leitura na infância
Ler para os filhos é uma das maneiras mais eficazes de fortalecer os laços afetivos e ao mesmo tempo estimular o amor pelos livros.
Esse hábito pode ser iniciado logo nos primeiros dias de vida do bebê, na hora de ninar. Mas o hábito da leitura deve ser incentivado não apenas como uma atividade lúdica, mas como uma rotina das crianças.
Criar um espaço aconchegante, um cantinho da leitura em casa, onde os livros de história infantil estejam sempre ao alcance das crianças, pode ser um ótimo começo.
O ato de ler juntos também pode evoluir gradualmente para a autonomia de leitura, conforme a criança cresce. Estimulando livros mais desafiadores, com mais conteúdo e histórias interpretáveis.
Livros de história infantil: autonomia de leitura
A autonomia de leitura é um processo gradual de evolução de leitura e alfabetização que pode começar muito antes do que imaginamos. Desde os primeiros anos de vida, as crianças podem ser introduzidas ao universo dos livros de maneira divertida e interativa.
Você sabe como essa evolução ocorre?
Pré-leitor: de 0 a 2 anos
Nessa fase, a leitura é totalmente compartilhada com um adulto.
É geralmente nessa fase que iniciamos com as famosas histórias para dormir. Livros com ilustrações grandes e coloridas, textos curtos e repetitivos são ideais.
A interação entre o adulto e a criança durante a leitura é fundamental para prender a atenção do pequeno e estimular seu interesse pelos livros, além de que livros de história infantil para essa idade são mais ritmados, o que promove um relaxamento antes da soneca.
Leitor iniciante: de 3 a 5 anos
Aqui, a leitura ainda é compartilhada, mas a criança começa a demonstrar os primeiros sinais de autonomia, como lembrar da sua história preferida, ou interagir com os desenhos.
É o momento de introduzir livros que combinem leitura e atividades, com imagens chamativas e textos que incentivem a criança a participar da história.
A repetição de palavras e frases curtas ajudam na memorização e no reconhecimento das palavras.
Leitor em processo: de 6 a 8 anos
Nesta fase, a criança está no processo de alfabetização, então pode começar a ler sozinha, preferindo histórias curtas e de fácil interpretação.
Livros que incentivem a autonomia e que apresentem desafios simples são ideais. O apoio dos pais ainda é necessário, mas cada vez mais a criança irá buscar ler sozinha e entender as histórias por conta própria.
Leitor fluente: 9 anos ou mais
A partir dos nove anos, as crianças já têm uma habilidade maior na leitura e começam a desenvolver um senso crítico.
As histórias podem ser mais densas, porém, ainda devem ter uma linguagem acessível. Podemos incluir livros de história infantil que abordam temas mais complexos e que incentivam a reflexão.
Livros de história infantil: indicações
Para crianças de 0 a 1 ano
Adivinha quanto eu te amo – Sam McBratney
Este clássico conta a história de dois coelhos, pai e filho, que medem o tamanho de seu amor um pelo outro.
Por meio de ilustrações suaves e uma narrativa doce e ritmada, este livro é perfeito para ser lido antes de dormir, reforçando os laços afetivos entre pais e filhos.
Para crianças de 2 anos
Cadê o livro que estava aqui? – Telma Guimarães
Com uma história interativa e ilustrações vibrantes, este livro é excelente para crianças pequenas. A narrativa divertida convida os pequenos a participar da busca pelo livro desaparecido, estimulando a curiosidade e a atenção.
Para crianças de 3 anos
Vai embora, grande monstro verde! – Ed Emberley
Este livro é perfeito para ajudar as crianças a enfrentar seus medos.
Com uma abordagem lúdica, a história permite que as crianças “controlem” o monstro, montando e desmontando seu rosto pedaço por pedaço.
A interatividade e a repetição são ótimas para essa idade.
Para crianças de 4 anos
Oi, Au Au! – Adam Stower
Com personagens cativantes e uma história simples, este livro é ideal para as primeiras interpretações.
Esse livro de história infantil conta a jornada de uma menina chamada Lili que sempre quis ter um cachorro, mas acaba por encontrar um bicho perdido (que não é um Au Au).
A ilustração é clara, mas nossos pequenos aventureiros terão que entender o que há de errado entre a narrativa e o desenho.
Ele descreve uma relação mágica entre as crianças e seus bichinhos de estimação, envolto em pura inocência.
Para crianças de 5 anos
Pandolfo Bereba – Eva Furnari
Nesse livro de história infantil, você e seu filho vão conhecer o Pandolfo Bereba, o príncipe da Bestolândia, herdeiro de uma família repleta de manias.
A mania de Pandolfo é procurar defeito nas pessoas.
Com uma leitura mais cuidadosa, e exercícios de interpretação, seu filho vai ler uma história onde aprendemos que os defeitos são meros detalhes e todos nós temos.
Os verdadeiros amigos também tem seus defeitos, mas a gente acaba nem percebendo, porque gostamos deles.
Para crianças de 6 anos
A girafa, o pelicano e eu – Roald Dahl
Uma história encantadora sobre a amizade entre um garoto, uma girafa, um pelicano e um macaco.
As aventuras do grupo são cheias de imaginação e diversão, incentivando o início da leitura autônoma e a exploração de um mundo fantástico.
Leia também:
Para crianças de 7 anos
Flicts – Ziraldo
Flicts é uma narrativa sobre a busca de uma cor por seu lugar no mundo. As aventuras de Flicts ajudam as crianças a refletirem sobre diversidade e aceitação. “Flicts” conta a história de uma cor que é “diferente”. Não consegue se encaixar no arco-íris, se acha feia, esquisita. Não tem lugar na sociedade das cores, pois não se encaixa nos padrões estabelecidos.
A história e as ilustrações vibrantes estimulam a imaginação e ensinam a valorizar as diferenças. Perfeito para crianças que já leem e interpretam sozinhas.
Para crianças de 8 anos
Bisa Bia, Bisa Bel – Ana Maria Machado
Bisa Bia, Bisa Bel explora as relações entre gerações por meio da memória e do afeto. A história de Isabel, que dialoga com suas ancestrais ao descobrir o diário de sua bisavó, incentiva a reflexão sobre identidade e tradição familiar.
Linguagem simples e afetiva, ótima para a hora da leitura de crianças nessa faixa etária.
Para crianças de 9 anos
O mágico de Oz – L. Frank Baum
Outro clássico para ganhar os corações. O Mágico de Oz narra a aventura de Dorothy na Terra de Oz.
Pelo caminho, ela vai fazendo amigos que a acompanham – o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Eles ensinam lições valiosas sobre coragem, amizade e perseverança.
Esse livro é um pouco mais denso e recomendado para crianças que já sabem ler e interpretar de maneira crítica e fluente.
Dica bônus para leitura infantil
Ao longo de cada fase do desenvolvimento dos seus filhos, os livros de história infantil ajudam a formar os pequenos leitores, mas crianças costumam copiar os pais.
Portanto leia junto mesmo após a alfabetização, torne esse momento algo em conjunto, você lê os seus livros, e as crianças as delas.
Depois pergunte o que ela entendeu e faça com que reconte a história e o que entendeu dela. Leitura é aprendizado!
Aproveitem esses momentos preciosos com seus filhos e vejam como a magia dos livros de história infantil pode transformar vidas!
Pedagogia começa em casa
Para mais dicas, te convidamos a seguir nosso perfil no Instagram @pedagogia_comeca_em_casa ou canal do Youtube Paula Forster | Pedagogia Começa em Casa para conferir mais dicas e informações interessantes sobre a educação infantil, que vão trazer muitos benefícios para as crianças e para os pais.