Fazer combinados com as crianças é uma ótima maneira de ensiná-los a seguir regras e, ajudam a criar o senso de responsabilidades. Essa é uma importante ferramenta para ajudá-las a desenvolver habilidades sociais e de convivência em grupo.
Os combinados podem ser utilizados em casa, na escola e em outros ambientes, e são uma forma de promover a participação ativa das crianças no estabelecimento de regras e na construção de um ambiente harmonioso. Ao estabelece-los, é importante que sejam claros, objetivos e adequados à idade e à compreensão das crianças.
E a primeira dica aos pais e responsáveis é importante: não criem expectativas!
Leia dicas neste texto.
Quando começar a fazer combinados com meu filho?
Os primeiros combinados podem não sair como o planejado, mas tenha calma. A repetição e a demonstração sobre como se faz, é importante para fixar na mente dos nossos pequenos. Mesmo que os pequenos esbravejam e, eles vão de início, é importante que os adultos mantenham a calma, nunca impor ou gritar de forma igual. Mantendo sempre o diálogo em aberto.
E, dizer “Combinado?”, no final de cada frase não se trata de um combinado real, mas sim de uma imposição.
Por isso, é melhor começar cedo. Crianças de quase todas as idades, exceto bebês, podem ajudar em casa, mas é importante que suas tarefas sejam adequadas à idade.
As crianças mais novas podem realizar tarefas simples, como guardar os brinquedos ou alimentar os animais de estimação, enquanto as mais velhas podem assumir tarefas mais desafiadoras, como limpar o banheiro ou aspirar a casa. Quanto mais cedo você começar a pedir ajuda, mais rápido isso se tornará parte da rotina deles.
Para estimular as crianças a seguir os combinados, é necessário que sejam incentivadas a participar da sua elaboração e a entender a importância de cada um dos combinados estabelecidos. É importante que os adultos também sigam os combinados e as regras, para que as crianças vejam que todos estão empenhados em cumprir o que foi estabelecido.
Leia mais em: Birra
Elogie seu filho quando fizer o combinado
Não economize nos elogios. É importante deixar seus filhos saberem quando eles fizeram um bom trabalho ao terminar suas tarefas e dizer a eles que você está orgulhosa (o). Além disso, sempre agradeça e peça “por favor”. Isso ajudará a tornar a ideia de fazer tarefas menos negativas para as crianças.
Essa valorização positiva ajuda as crianças a sentirem que estão desempenhando um bom trabalho ou uma função importante, o que gera um senso de identificação.
Por outro lado, quando a criança não seguir o que combinar, é importante que haja consequências claras e adequadas ao comportamento inadequado. As consequências devem ser estabelecidas previamente e comunicadas à criança de forma clara e objetiva.
Leia mais em: Quando a birra não é normal
Evite subornos no lugar dos combinados
Os pais podem ter dificuldades em estabelecer limites para crianças ou adolescentes que são muito teimosos ou mimados. Se você está tentando criar acordos com seu filho para tornar as regras de convivência mais naturais em sua rotina, é importante evitar o uso de subornos tradicionais para que ele obedeça quando você precisar.
Subornar pode envolver oferecer um brinquedo para que a criança vá ao médico ou se comporte na casa de um coleguinha, ou levá-lo para sua lanchonete preferida para evitar comportamentos indesejados quando vocês saírem juntos como família. Esse tipo de agrado fora de hora pode acostumar a criança a quebrar as regras estabelecidas por você.
Aqui vale a máxima: o combinado não sai caro!
É importante lembrar que a aplicação dos combinados deve ser coerente e consistente ao longo do tempo, para que as crianças possam internalizar as regras e desenvolver hábitos de comportamento adequados. A nossa comunicação com as crianças deve evoluir junto com seu próprio desenvolvimento, adequando nossa fala e os combinados com sua idade.
Por isso, os combinados devem ser revisados regularmente e atualizados conforme necessário, para que sejam sempre relevantes e adequados às necessidades das crianças.
Quais são as vantagens dos combinados?
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: ao implementar acordos, a criança começa a entender suas emoções e aprende a controlar seus impulsos, o que ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
- Melhora a comunicação: ao sentir que suas ideias e opiniões são ouvidas e levadas a sério, a criança aprende a se comunicar melhor e a fazer parte do ambiente familiar;
- Mais respeito: a utilização de acordos promove um ambiente mais harmonioso e saudável, pois ajuda a evitar brigas e discussões frequentes;
- Prepará-lo para o futuro: se a criança aprende desde cedo que existem regras a serem cumpridas para manter um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, ela estará mais preparada para a vida adulta, pois desenvolveu um senso de responsabilidade desde cedo.
Os combinados são uma ferramenta importante para estimular as crianças a seguir regras e desenvolver habilidades sociais e de convivência em grupo.
Para que sejam eficazes, é importante que os pais incentivem a participação das crianças na sua elaboração e aplicação. Além disso, é fundamental que os adultos sigam as regras e ofereçam recompensas e consequências adequadas aos comportamentos adequados e inadequados, respectivamente.
Leia mais em: Meu filho se morde quando fica nervoso
Pedagogia começa em casa
Por isso, te convidamos a seguir nosso perfil no Instagram @pedagogia_comeca_em_casa ou canal do Youtube Paula Forster | Pedagogia Começa em Casa para conferir mais dicas e informações interessantes sobre a educação infantil, que vão trazer muitos benefícios para as crianças e para os pais.