Quando a birra não é normal?

Menina criança gritando com o pai tampando os ouvidos

A birra infantil é um processo que ocorre durante o desenvolvimento infantil da criança. Então, sim, elas poderão manifestar atitudes como: espernear, gritar, cair no chão e chorar. Mas quando a birra não é normal? 

As crianças pequenas fazem birras por várias razões, incluindo fadiga, frustração, fome, tédio, falta de atenção ou desejo de independência. No entanto, há fatores internos e externos que podem influenciar.  Vamos tentar desvendar esse mistério a seguir.

Ebooks de rotina - tirinha de divulgação - Pedagogia Começa em casa

Por que as crianças fazem birra?

Antes, vamos entender um pouco mais sobre as birras, pois como já colocado, são atitudes que podem fazer parte do processo de desenvolvimento, sendo que para cada criança isso ocorrerá de uma maneira particular e única. 

As birras são uma forma de comunicação para crianças que ainda não possuem habilidades verbais desenvolvidas o suficiente para expressar seus sentimentos e necessidades de forma clara e coerente. Portanto, é importante que os pais e responsáveis tentem entender o que está por trás da birra da criança e ajudá-la a lidar com suas emoções de forma adequada.

Algumas possíveis causas são: 

  • Falta de sono adequado, cansaço;
  • Estresse;
  • Medos e inseguranças, etc. 

É preciso se atentar aos ambientes em que a criança convive, tanto familiar, quanto escolar, para saber se algo está acontecendo e servindo como gatilhos para expressar sua raiva em forma de birra.

Leia mais em Birra: saiba como ajudar o seu filho

E quando a birra não é normal? Quando ela ultrapassa o senso comum?

Lidar com crianças fazendo birra é um processo desafiador e demanda muita paciência e amor dos pais e responsáveis. Os pais se perguntam: mas de onde surgem essas birras?

É possível perceber quando a birra não é normal se a criança está em um ambiente muito agitado, com sons altos, multidões, ambientes desconhecidos, luzes muito brilhantes e mudanças rápidas de atividades que vão superestimular a criança. Então, ela pode ficar muito irritada e agitada e manifestar a birra.

Mas, além disso, algumas crianças podem ter o chamado TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) ou algum outros tipos de transtornos psicológicos e sociais. Mas como identificar e diferenciar o TOD da birra?

Afinal, o que é TOD?

Antes, é importante explicar que o TOD é uma condição que afeta o comportamento infantil, fazendo com que a criança seja muito desafiadora, irritada e até mesmo agressiva quando é contrariada ou repreendida.  

Como diferenciar se é birra ou TOD?

Ilustração de Infográfico dando as características de Sintomas de TOD Transtorno Opositivo Desafiador
Sintomas do TOD – Pedagogia em Casa

Para determinar se é birra ou TOD, é necessário avaliar a gravidade dos sintomas. Profissionais adequados usam escalas específicas para confirmar o diagnóstico de TOD, levando em conta a idade e o gênero da criança, já que esses fatores podem afetar a manifestação do transtorno.

Por isso, é muito importante prestar atenção às diferenças individuais de cada criança e lembrar que o diagnóstico deve ser feito por um profissional capacitado para isso.

Como ajudar uma criança que faz birra?

Algumas maneiras de ajudar uma criança durante uma birra são:

  • Manter a calma 

É importante que os adultos permaneçam calmos durante a birra, mesmo que seja difícil. O tom de voz e a linguagem corporal dos adultos podem ajudar a acalmar a criança.

  • Fornecer segurança

Ficar perto da criança e oferecer um ambiente seguro pode ajudá-la a se sentir mais segura e menos propensa a continuar a birra.

  • Ajudar a nomear as emoções 

É útil ensinar as crianças pequenas a identificar suas emoções e a nomeá-las. Por exemplo, “Você parece frustrado/a porque não conseguiu o brinquedo que queria.”

  • Oferecer escolhas

Dar opções limitadas à criança pode ajudá-la a se sentir mais no controle da situação e diminuir o risco de uma birra. Por exemplo, “Você quer vestir a camiseta vermelha ou a azul hoje?”

  • Ignorar comportamentos inadequados 

Em algumas situações, é melhor ignorar comportamentos inadequados e esperar que a criança se acalme. Isso evita reforçar comportamentos negativos com atenção. Mostrar que enquanto aquele comportamento estiver preponderante não há ambiente para conversar.

  • Validar os sentimentos 

É importante validar os sentimentos da criança, mesmo que não concorde com seu comportamento. Por exemplo, “Eu entendo que você está chateado/a, mas não é seguro bater nos outros.”

  • Criando uma pausa

Criar uma pausa para analisar o problema com calma. Mudar o foco da criança para outro ambiente pode ajudá-la a se acalmar e posteriormente voltar para resolver o problema, com você auxiliando para esse “percorrer”.

Quando ocorre a birra, fica caracterizado que a criança não teve maturidade suficiente para que ela resolvesse sozinha, então, necessitará de seu suporte neste momento onde você poderá oferecer elementos para ela avaliar e buscar outras  maneiras de chegar a uma solução, pois a birra não é uma dessas opções.

É importante lembrar que cada criança é única, o que funciona para uma pode ser diferente do que funciona para outra. 

Leia mais: Meu filho se morde quando fica nervoso  

Qual médico devo procurar para tratamento de TOD?

O tratamento de TOD é multidisciplinar, deve trabalhar em conjuntos profissionais como psicólogos, psicoterapia comportamental, suporte escolar e, caso precise, o uso de medicações. O sucesso do tratamento se dá, principalmente se seu diagnóstico for feito precocemente.

Por trás de toda birra, pode-se esconder problemas bem mais sérios. Mas como vimos, há tratamentos existentes. Portanto, pais e responsáveis e a família no geral, devem se atentar ao modo de se comportar da criança e, em qualquer alteração, manter a calma e unidos,  fornecendo uma rede de apoio muito importante para os pequenos.

O mais importante é saber ouvir a criança e procurar compreendê-la. E sempre lembrar que o acompanhamento médico para avaliar o desenvolvimento da criança é uma forma de prevenir possíveis problemas.

Então, se você quiser saber quando a birra não é normal, lembre-se que a birra em si é um comportamento comum durante a primeira infância, período em que cérebro ainda não está completamente desenvolvido. 

O importante é que os pais e responsáveis estejam dispostos a tentar diferentes abordagens até encontrar a que melhor funciona para a criança e para a situação em questão.

Pedagogia começa em casa

Para ter mais dicas e informações interessantes sobre a educação infantil, que vão trazer muitos benefícios para as crianças e para os pais, siga nosso perfil no Instagram @pedagogia_comeca_em_casa ou o nosso canal do Youtube Paula Forster | Pedagogia Começa em Casa.

Posts Relacionados