É do senso comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo. Mas meu filho tem 2 anos e não fala, é normal? É preciso ter atenção, pois um atraso no desenvolvimento da linguagem oral não diagnosticada pode gerar outros problemas e dificultar o desenvolvimento da criança.
É necessário não confundir o ato de não falar com o de falar errado. É super comum que crianças troquem sons quando estão aprendendo suas primeiras palavras. Fique atento aos marcos do desenvolvimento infantil e procure um especialista sempre que houver dúvidas. Neste texto, vamos abordar sobre esses tópicos, que costumam ser a preocupação de muitos pais e responsáveis.
Meu filho tem 2 anos e não fala, é normal?
Os pais e responsáveis precisam pensar em dois aspectos: a criança tem um atraso de fala ou atraso de linguagem?
Atraso de fala é quando a criança não desenvolve a fala de modo esperado para sua fase de vida. Uma criança com atraso de fala, por exemplo, pode usar palavras e pequenas frases, mas sua compreensão será difícil para os adultos. O atraso da linguagem está relacionado à dificuldade da criança em se expressar ou entender os outros, mesmo que ela consiga pronunciar corretamente as palavras.
Leia mais: Por que meu filho de 2 anos acorda chorando à noite?
Quais são os marcos do desenvolvimento infantil?
Os marcos do desenvolvimento infantil são um conjunto de habilidades que se espera das crianças em uma determinada idade. Então, se a dúvida é: “Meu filho tem 2 anos e não fala, é normal?”, é preciso entender se ele está dentro da normalidade em seu marco de desenvolvimento.
Os marcos ajudam os pais, responsáveis, médicos e educadores a notarem quando o desenvolvimento da criança não corresponde ao esperado para sua idade.
Os marcos de desenvolvimento são divididos em 4 categorias:
Socioemocional
É a capacidade de expressar emoções, seguir regras e instruções e criar laços positivos e saudáveis.
Linguagem
A capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.
Cognitivo
É a capacidade de pensar por si mesmo, aprender e resolver problemas.
Motor
É a capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como por exemplo, sentar e ficar firme, engatinhar e andar sem cair.
Os marcos de desenvolvimento servem como parâmetro – e não de comparação com outras crianças – para que os pais e responsáveis possam acompanhar e se adiantar para os próximos passos. O acompanhamento regular com um pediatra é fundamental para que não ocorra atrasos no desenvolvimento da criança. A seguir, um quadro com o que é esperado por cada faixa etária da criança.
Entenda os marcos de desenvolvimento da criança
Leia mais: Quadro de Rotina Infantil: Passo a passo para montar o seu.
Possíveis causas para o atraso da fala
A linguagem é um processo de construção de cada criança a partir dos estímulos que recebe do seu ambiente, por isso, é importante manter as crianças longe da longa exposição de telas eletrônicas, que também têm influências biológicas, psicológicas e sociais.
Existem diversas variáveis que podem influenciar no desenvolvimento da criança, desde uma falha ou perda de audição – por isso, o teste da orelhinha é tão importante, porque identifica alterações na capacidade auditiva do bebê.
Além disso, outras investigações também são importantes como a da Deficiência Intelectual ou do Transtorno do Espectro Autista, ou de distúrbios específicos da linguagem e apraxia da fala, que é quando a criança possui a ideia do que quer comunicar, porém, seu cérebro falha ao planejar e executar os sons da fala.
Meu filho tem 2 anos e não fala, é normal? Quando procurar ajuda?
Antes, é necessário que você fique atento a algumas questões:
- Nota que a criança escuta bem?
- Fez o teste da orelhinha ao nascer?
- A criança tem muitas infecções ou dores no ouvido?
- Como está o desenvolvimento do seu filho? Começou a andar antes dos 14 meses?
Ao primeiro sinal de estranhamento ou dúvida, procure consultar um médico pediatra e, havendo a necessidade, a avaliação fonoaudiológica para um melhor diagnóstico e definição do melhor tratamento. Não espere a criança ter 3 ou 4 anos de idade para procurar ajuda.
Mesmo que não exista uma causa fisiológica ou neurológica, é importante que a criança receba o tratamento adequado, porque o desenvolvimento da linguagem é um importante instrumento socialização e a inclusão da criança, seja na vida escolar quanto social.
É comum verificar em crianças com algum atraso na linguagem que elas possuem dificuldade no processo de aprendizagem da língua materna.
A fala é a base para o desenvolvimento do aprendizado da escrita e da leitura, Munidas dessa ferramenta, a criança pode ler o mundo ao seu redor e se desenvolver a partir disso, é o que a acompanhará durante toda sua vida escolar, do ensino fundamental ao ensino médio, culminando na vida adulta e sua comunicação e socialização.
Sabia mais em nosso Guia do Desenvolvimento Social e Motor em Cada Idade.
Pedagogia começa em casa
Se você gostou deste conteúdo, então te convidamos a seguir nosso perfil no Instagram @pedagogia_comeca_em_casa ou canal do Youtube Paula Forster | Pedagogia Começa em Casa para conferir mais dicas e informações interessantes sobre a educação infantil, que vão trazer muitos benefícios para as crianças e para os pais.